logo whatsapp

O Ensino Médio é a etapa final da Educação Básica, cujo objetivo é preparar os alunos para a vida adulta. Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nesta etapa de ensino, é necessário consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, preparar os alunos para o trabalho e a cidadania e fornecer os instrumentos necessários para continuar aprendendo ao longo da vida. E para isso, entendemos que o ambiente educacional deva combinar um forte sistema educacional com uma preocupação, genuína e acolhedora, das necessidades individuais dos alunos. O nosso compromisso é oferecer um ambiente agradável e seguro, onde os alunos possam desenvolver todo o seu potencial, tanto acadêmico quanto pessoal.

Desta forma, no Colégio Absoluto, as metodologias de ensino objetivam tanto contextualizar a educação à realidade do estudante, desenvolvendo ao máximo a sua autonomia, quanto criar práticas educativas condizentes com nossa sociedade contemporânea. Valorizamos a realidade dos exames vestibulares, a escolha da carreira e a correlação entre a eficiência dos estudos e o alcance das metas, preparando-os para o mercado de trabalho futuro. Contudo, nunca perdemos de vista a formação integral dos alunos, que vai além dessa estrutura básica.

Corroborando com esse ideal, o novo Ensino Médio (Lei 13.415/2017) foi uma grande oportunidade para unificarmos um currículo forte, presente no sistema Anglo, com metodologias de projetos e o desenvolvimento pessoal e social de nossos adolescentes. Hoje, oferecemos aos alunos, itinerários formativos em todas as áreas do conhecimento, plantões com professores titulares das disciplinas, aulas de redação à tarde, tanto para a construção de diversificados gêneros textuais, quando para melhorarem a sua capacidade interpretativa e de produção de respostas dissertativas. Contamos também com aulas sobre as principais obras literárias brasileiras, fundamentais em nossos vestibulares, dicas que facilitam a resolução dos exercícios, aulas de história da arte, filosofia e sociologia, além do desenvolvimento de inúmeros projetos.

Aqui, incentivamos a todos a participarem dos treinamentos de nossas equipes de matemática, robótica, história, geografia e física para poderem concorrer nas olimpíadas de conhecimento, descobrindo um novo mundo educacional e que ainda pode garantir uma vaga em universidades públicas de alta concorrência, como Unesp, USP e Unicamp.

Nossas aulas contam com salas climatizadas, kit multimídia, modelos histológicos anatômicos, microscópio, laminário histológico e kits experimentais de Física, facilitando a compreensão dos conteúdos. Todas as informações recebidas, podem ser mais facilmente atualizadas, complementadas e diversificadas, pois, cada aluno, ao se matricular em nosso ensino médio, recebe um Chromebook, que o acompanha ao longo de toda a sua trajetória em nosso Colégio, ensinando-os a serem ativos na busca pelo conhecimento e solução de problemas.

Além de uma educação curricular básica de excelência, nunca deixamos de nos preocuparmos com a formação humana de nossos alunos.  É uma prioridade em nossa escola produzir um ensino que também atenda às necessidades individuais de cada aluno, buscamos um ensino personalizado! E para essa construção, oferecermos uma série de recursos e oportunidades que promovam o seu crescimento socioemocional, cultural e financeiro, auxiliando o desenvolvimento de habilidades e práticas essenciais à vida adulta e laboral.

Dentre os inúmeros trabalhos, temos nosso projeto de educação socioemocional, que usufrui dos conhecimentos do renomado Dr. Augusto Cury, a Escola da Inteligência. Deste modo, o aluno é estimulado a explorar e entender suas emoções, a desenvolver habilidades de comunicação, resolução de conflitos e construir relacionamentos saudáveis. Reconhecemos a importância do equilíbrio emocional para o sucesso acadêmico e pessoal a longo prazo.

Com uma melhor compreensão de nossas emoções, é mais fácil desenvolver a capacidade de gerir melhor nossos recursos financeiros, uma necessidade real em nossa sociedade, que se torna cada vez mais consumista. A educação financeira que criamos, busca trabalhar de forma aplicada, ensinando aos estudantes conceitos como orçamento pessoal, reserva de emergência, renda fixa e variável e tomada de decisões financeiras responsáveis.

Sabemos que a adolescência não é uma etapa fácil em nossas vidas, principalmente por ser um período de muitas decisões, e é nosso dever oferecer ferramentas que facilitem a descoberta de qual profissão escolher, interligando suas habilidades, expectativas e o mercado de trabalho. Deste modo, o Colégio Absoluto disponibiliza a todos o projeto de Orientação Vocacional, ministrado por nossa Psicóloga escolar, sem nenhum custo adicional, para auxiliar os alunos e suas famílias nessa jornada.

Um ponto a se destacar, é que nossos alunos, todos os dias, têm oportunidades de aprenderem novos conteúdos e progredirem em sua formação, contudo não renunciamos a olhar para aqueles que apresentam dificuldades. Não deixamos nenhuma família sem o auxílio devido! Em matemática, trabalhamos com o projeto matemática do zero, cuja finalidade é retomar conteúdos essenciais, do ensino fundamental e médio, sanando as dúvidas que se acumularam ao longo de sua vida acadêmica e que se tornam um “fantasma” em todas as disciplinas da área de exatas. Assim buscamos desenvolver uma base sólida, que será crucial para que os alunos alcancem os seus objetivos.

Com todos esses diferenciais, oferecemos a todos os nossos alunos um ensino médio de qualidade, com um sistema de ensino sólido que gera resultados objetivos. Entretanto, nunca deixaremos de ter um olhar humanizado, que se preocupa e acolhe as necessidades de nossas famílias. Nosso objetivo é, e sempre será, proporcionar um ambiente estimulante, seguro e acolhedor, onde os alunos possam se desenvolver integralmente e se preparar para os desafios do futuro.