A proposta pedagógica atual do Colégio Absoluto elaborada para os Anos Inicias do Ensino Fundamental (1º a 5º ano) preocupa-se com a formação de um sujeito que se responsabiliza por suas escolhas, expressa-se com argumentos, percebe a diversidade como possibilidade de ampliação de conhecimento e repertório, busca estratégias coletivas para a resolução de problemas, compromete-se com as questões sociais e humanitárias e está preparado para atuar com a dinâmica das informações e mudanças na sociedade contemporânea.
Além disso, oportuniza diversos momentos para que os valores ensinados aos alunos sejam vivenciados e aplicados em sua vida cotidiana através da busca de informações em diversas fontes de pesquisa, uso das informações de maneira reflexiva e crítica, em prol de uma vida social mais democrática e inclusiva.
O ensino é pautado na criação de processos e estratégias eficientes que possibilitem aprendizagens efetivas, abrangência na extensão dos conteúdos, priorizando o ensino de procedimentos e atitudes bem como o desenvolvimento de competências e habilidades, valorizando a apresentação dos currículos em espiral, caracterizados pelo constante retorno dos conteúdos em níveis progressivamente mais complexos.
Aqui, o currículo visa promover o acesso dos alunos ao conhecimento historicamente construído e às aprendizagens essenciais ao desenvolvimento social, afetivo e intelectual. O aluno é capacitado a ter o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo, além de compreender o ambiente em que vive, entre outros espaços e contextos naturais, sociais e culturais.
Os alunos são incentivados a ter autonomia e a atuar como protagonistas, não somente em sala de aula, nas atividades individuais e coletivas, mas nos desafios cotidianos além do espaço escolar, contribuindo para o desenvolvimento do cidadão preparado para o século XXI.
“Aula dada, aula estudada hoje!”