A proposta pedagógica do Colégio Absoluto elaborada para os Anos Finais do Ensino Fundamental (6º a 9º ano) apresenta uma abordagem de aprofundamento da reflexão crítica sobre os conhecimentos dos componentes da área, dada a maior capacidade de abstração dos estudantes, a fim de alcançar o domínio da compreensão dos modos de se expressar e de participar no mundo, constituindo práticas mais sistematizadas de formulação de questionamentos, seleção, organização, análise e apresentação de descobertas e conclusões.

Dessa forma, trabalhamos garantindo aspectos que envolvem uma abordagem gradativa, alinhada entre os componentes curriculares em todos os anos e, também, entre os segmentos, garantindo a qualidade de ensino e de aprendizagem. Utilizamos metodologia específica, com ênfase no aprender como um processo contínuo, no qual as ferramentas tecnológicas dão suporte para o aluno e para o professor. Priorizamos a abordagem com foco na autonomia do aluno para que ele aprenda a aprender e que leve essa postura em relação ao conhecimento por toda a sua vida como um empreendimento pessoal e acadêmico com vista ao protagonismo.

Organizamos uma programação precisa, coesa e flexível a partir da criação de processos e estratégias eficientes, que possibilitam aprendizagens efetivas, de modo a abranger na extensão dos conteúdos estratégias diferenciadas para o ensino de procedimentos e atitudes e o desenvolvimento de competências e habilidades, através de um currículo em espiral, caracterizado pelo constante retorno dos conteúdos em níveis progressivamente mais complexos e aprofundados.

“Aula dada, aula estudada hoje!”